LGBT

COMPREENDENDO AS LETRINHAS
__________________________________________________

A sigla LGBT passou a ser utilizada no Brasil a partir de 2008, em discussão realizada durante a I Conferência Nacional de Direitos Humanos e Cidadania destinada à população LGBT, cuja sigla significa:

 – Lésbica: Mulher atraída afetiva ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero;

 – Gay: Homem atraído afetiva ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero;

 – Bissexual: É a pessoa que se relaciona afetiva ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos/gêneros;

 – Travesti, Transexual e Transgênero:

Travesti: É a pessoa que nasce com o sexo masculino ou feminino, mas que tem sua identidade de gênero oposta ao seu sexo biológico, assumindo papéis de gênero diferentes daquele imposto pela sociedade, e não necessariamente desejam realizar a cirurgia de mudança do órgão genital. Utiliza-se o artigo feminino “A” para falar da Travesti (aquela que possui seios, corpo, vestimentas, cabelos e formas femininas);

Transexual: É a pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. Homens e mulheres transexuais podem manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médico-cirúrgicas para a adequação de sua genitália e aspectos físicos de nascença à sua identidade de gênero constituída;

Transgênero: É a pessoa cuja expressão de gênero não corresponde ao papel social atribuído ao gênero designado para elas no nascimento. Recentemente o termo também tem sido utilizado para definir pessoas que estão constantemente em trânsito entre um gênero e outro. O prefixo trans significa "além de", "através de".

O respeito pela diversidade sexual é, sobretudo, um exercício de cidadania. É um direito de todo cidadão e cidadã expressar suas vontades, desejos e viver sua intimidade de forma livre.


Para exercitar esse direito que é garantido por lei, é preciso conhecer um pouco sobre alguns conceitos:



COMPREENDENDO MELHOR ALGUNS CONCEITOS:
__________________________________________________

O QUE É SEXO?

Quando as pessoas pensam nessa palavra, logo imaginam coisas ligadas ao ato sexual. Porém, o termo sexo relaciona-se aos aspectos biológicos e/ou anatômicos do corpo do homem ou da mulher. O sexo determina a genitália da fêmea (vagina, ovários, mamas) e do macho (pênis).


O QUE É SEXUALIDADE?

Sexualidade transcende os limites do ato sexual e inclui sentimentos, fantasias, desejos, sensações, interpretações e até noções relativas à saúde, à reprodução, entre outras formas de caracterizações que consideram diferentes contextos sociais e períodos históricos. Sendo, portanto, um conceito dinâmico e em evolução, sujeito a diversos usos.


O QUE É GÊNERO?

Refere-se ao papel que a pessoa assume ou representa na sociedade. Está relacionado ao conceito de masculino ou feminino. É a forma como a sociedade diferencia homens e mulheres, por meio das características comportamentais, culturais, sociais e psicológicas. Este termo foi criado em 1970 para distinguir a dimensão biológica da social.


O QUE É IDENTIDADE DE GÊNERO?

IDENTIDADE DE GÊNERO é a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independente do sexo biológico. Trata-se de uma convicção íntima de uma pessoa de ser do gênero masculino (homem) ou feminino (mulher). Está relacionada a experiência individual e interna do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento. Pode envolver desde modificações da aparência ou da função corporal, por meios médicos ou cirúrgicos, até expressões de gênero, incluindo vestimentas, modos de falar, maneirismos, etc.


FALANDO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE E HETERONORMATIVIDADE

Homossexualidade é a atração afetiva e/ou sexual por pessoas do mesmo sexo/gênero. Configurando-se em uma forma de amar, de respeitar, e até mesmo sentir prazer com pessoas do mesmo sexo/gênero. É uma forma de encontro, um desejo espontâneo que precisa ser respeitado. Somos humanos/as, portanto somos diferentes.



A heterossexualidade é um termo utilizado para descrever a sexualidade das pessoas que sentem atração afetiva, emocional ou sexual por pessoas do sexo oposto em um sentido mais abrangente, compreendendo não só a esfera sexual em si (prática do ato sexual), como também a esfera afetiva e a implicação de ambas em comportamentos e relações humanas.


O QUE É PRECONCEITO?


Conceito ou opinião formada antecipadamente, sem maior conhecimento de fato; ideia preconcebida. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão às diferenças humanas. Seja ela de raça, credo, religião, classe social, orientação sexual, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário